sábado, 1 de agosto de 2009

O Problema de Celine*


* Celine é uma personagem fictícia.

Quando foi perguntado à Celine o que ela entendia por arte da sedução, ela negou-se a responder. Fugiu do assunto
como um vampiro foge do alho. Celine estava com vergonha ou apenas desconhece sua própria versão-mulher? Provavelmente ainda olha-se no espelho e seu reflexo exibe uma criança que nunca saiu de seu corpo de 26 anos. Ela está atrasada na faculdade, não tem intenções de estagiar/trabalhar e se quer sabe o que significa um sutiã de sustentação. Ela só pensa em personagens e filmes da Disney.
Celine cresceu e ainda cresce cercada por sua família da alta sociedade carioca. Ainda na época do colegial, ela era alvo fácil das piadinhas dos colegas mais fanfarrões e não era, digamos assim, uma das mais estudiosas da classe. Criava em sua cabeça namorados imaginários e só começou a depilar-se aos 20 anos.
Um certo dia, seu príncipe encantado finalmente chegou. Porém ele estava mais para Corcunda de Notre Dame do que Aladdin. Apesar de ter dito que "Celine, eu acho que não serei feliz ao seu lado", ele acabou cedendo as pressões e aceitou namorar com ela. As pessoas mais próximas da nossa anti-heroína dizem que o tal do Corcunda apaixonou-se pela conta bancária dos pais de Celine.
Mas, afinal de contas, por quê Celine recusou-se a responder a pergunta? O que ela tem contra a arte da sedução feminina?
Celine é mais um exemplo de tantas mulheres que existem por aí. Tem vergonha da própria femininidade, não aceita-se como uma mulher que pode sim conseguir o que quer com sua sensualidade. A vida lhe deu uma rasteira, ela ganhou muitos quilos a mais, ficou à deriva de tudo que o mundo pode lhe oferecer para exaltar sua beleza, não conheceu e não conquistou intimidade com o próprio corpo, com o próprio espelho, com ela mesma.
Está acomodada em uma relação que não dará frutos. Corcunda não admira sua Celine e Celine não admira seu Corcunda. Ambos estão seguros em suas convicções. Ele - garantir um futuro próspero e ela - garantir um marido.
Nunca é tarde demais para redescobrir-se. Então Celine, o que é a Arte da Sedução?